O Castelo é constituído por uma muralha quase pentagonal, por onze torres e pela antiga casa do alcaide (ou alcadaria), e apresenta hoje no seu interior um jardim aprazível e cuidado.
Assumindo-se como o ex-libris da cidade, o Castelo foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e foi objeto de um projeto de recuperação física e paisagística do monumento e do seu entorno, com um circuito pedonal à volta da muralha, o ajardinamento e reflorestamento, bem como a iluminação. Das suas torres, é possível admirar tanto a Serra de Aire a noroeste, como diferentes panorâmicas sobre a cidade em volta.
Estátua Dom Sancho I
D. Sancho I, também conhecido o Povoador, foi Rei de Portugal de 1185 a 1211. A sua estátua em Torres Novas é da autoria do escultor João Cutileiro e é uma homenagem ao seu papel fundamental na expansão e povoamento do território português. A estátua retrata o busto do rei, coroado e segurando um machado-de-guerra ou martelo, sendo uma interpretação da gravura que consta na obra de 1603 de Bernardo de Brito “Elogios dos Reis de Portugal”. A estátua pretende ser, para além de uma evidente atração turística, um marco histórico e um símbolo do desenvolvimento de Portugal durante reinado de D. Sancho I, que atribuiu o primeiro foral a Torres Novas em 1190.
Informações gerais
Entrada gratuita
Localização
Centro histórico da cidade
Contactos
249 813 019 | turismo@cm-torresnovas.pt
Também lhe pode interessar:
Guia Turístico
Saber maisMapa
Saber maisPorquê TN
Saber maisDescobrir TN
Saber maisMuseus e Núcleos Museológicos
Saber maisIgrejas
Saber mais