Turismo Torres Novas

Itinerários

Itinerários

Estas são algumas sugestões do que podes descobrir com propostas de percursos para conhecer os principais locais de interesse turístico no Concelho de Torres Novas, em visita individual, de casal ou em família.
Itinerários

Descobrir Torres Novas – ½ dia

Num percurso de meio-dia, com duração aproximadamente de 2h a 3h30, poderá começar a sua visita pelas Ruinas Romanas da Villa Cardílio, a 3,5km do centro, seguindo depois para o centro histórico de Torres Novas (estacionamento recomendado no Parque Almonda), pela Ponte do Moinho do Duque, passando junto à Tarambola e vindo pela Rua Alexandre Herculano (a principal rua de comércio) até à Praça 5 de Outubro (a praça principal).

Daqui siga em direção ao Castelo, passando em frente ao painel de azulejos do artista Jorge Colaço que representa a lenda de Gil Paes. Em frente ao Castelo, encontra-se uma escultura de D. Sancho I, do mestre João Cutileiro. Depois de percorrer o recinto e as muralhas do Castelo para ter uma vista panorâmica tanto sobre a Serra de Aire, como sobre o cidade de Torres Novas, no lado oposto, poderá seguir para o Museu Municipal Carlos Reis, onde poderá ver a sala de pintura dedicada às obras do pintor torrejano Carlos Reis, expoente máximo do naturalismo português, bem como a coleção de escultura e pintura de cariz religioso, bem como a coleção de arqueologia, resultante de achados e escavações arqueológicas na cidade e no concelho.

Poderá, depois, seguir para a aldeia de Lapas, junto a Torres Novas, para aí descobrir as curiosas Grutas de Lapas, uma rede de galerias artificiais que se encontram sob o casario mais antigo desta aldeia.

Descobrir Torres Novas – 1 dia

Dedique a sua manhã a visitar as ruinas romanas da Villa Cardílio e dê um passeio pela Reserva Natural do Paul do Boquilobo. No regresso, poderá ainda visitar o Museu Agrícola de Riachos e almoçar num dos restaurantes locais (ver Comer).

Da parte da tarde, poderá passear pelo Centro Histórico de Torres Novas (estacionamento recomendado no Parque Almonda), vindo pela Ponte do Moinho do Duque, passando junto à Tarambola e seguindo pela Rua Alexandre Herculano (a principal rua de comércio) até à Praça 5 de Outubro (a praça principal). Daqui siga para o Castelo, passando pelo painel de azulejos sobre a lenda de Gil Paes. Depois de visitar o Castelo, poderá seguir para o Museu Municipal Carlos Reis.

Faça uma pausa para provar os doces locais, de amêndoa e figo seco (ver Produtores). Poderá também visitar a Igreja de Santiago (junto ao Largo do Paço) e a Igreja da Misericórdia (junto à Praça 5 de Outubro). Poderá depois seguir para a aldeia de Lapas, para aí descobrir as curiosas Grutas de Lapas. Ao fim do dia, poderá escolher um restaurante para jantar na cidade (ver Comer). 

Escapadinha em Família – 2 dias

Dia 1
Comece por visitar o Castelo de Torres Novas, seguindo depois para o Museu Municipal Carlos Reis e indo depois às Grutas das Lapas. Depois de almoçar num dos restaurantes em Torres Novas (ver Comer), poderá ir até ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, para dar um passeio (ver a PR2 TNV - Rota dos Vales da Serra de Aire). Poderá depois seguir para o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros, para aí descobrir o que é considerado o mais extenso e um dos mais antigos registos de rastos de pegadas deixadas por saurópodes (uma das pistas tem 147 m de comprimento, e outra 142 m), podendo observar-se 20 trilhos, marcas essas que se encontram na laje de calcário do Jurássico Médio que ascendem a 175 milhões de anos. Poderá recuperar forças, provando os doces locais, de amêndoa e figo, jantar num dos restaurantes do concelho, e descansar num dos hotéis ou alojamentos em espaço rural à escolha (ver Dormir)

Dia 2
Pode começar o segundo dia com uma visita à Reserva Natural do Paul do Boquilobo, que integra a rede MAB como Reserva da Biosfera da UNESCO, sendo esta também uma importante zona húmida a nível internacional. Despois pode ir até à aldeia do Boquilobo e visitar o Centro Humberto Delgado, localizado no largo principal do Boquilobo, na casa onde nasceu a 15 de maio de 1906 o “General Sem Medo”. O Centro Humberto Delgado é um núcleo museológico dedicado à sua ação política em defesa da democracia e da liberdade em Portugal. Depois de almoçar num dos restaurantes nesta área (ver Comer), poderá ir até ao Museu Agrícola de Riachos e posteriormente visitar as ruinas romanas da Villa Cardilio. Poderá ainda passear pelo Jardim da Avenida e pelo Jardim das Rosas, percorrendo as ruas do Centro Histórico, ou até ir até à aldeia de Lapas para visitar as Grutas de Lapas.

Conhecer Torres Novas e a sua região – 3 dias

Esta é uma sugestão mais completa para poder aproveitar o melhor possível da diversidade e riqueza natural e patrimonial de concelho de Torres Novas.

Dia 1
Comece este percurso de descoberta dos principais atrativos do concelho dedicando o primeiro dia a uma visita ao Centro Histórico de Torres Novas, com passagem pelo Castelo, seguindo pelo Museu Municipal Carlos Reis. Depois de visitar o Museu, pode descer até ao Rio Almonda, junto à Tarambola, até à antiga Central do Caldeirão, ao Moinho do Duque e ao Parque Almonda. Faça uma pausa para provar os doces locais, de amêndoa e figo seco. Após almoçar num dos restaurantes da cidade (ver Comer), poderá ir até à aldeia de Lapas, para visitar as Grutas de Lapas, regressar para passear pelo Jardim da Avenida e pelo Jardim das Rosas, visitar a Igreja de Santiago, a Igreja de São Pedro e a Igreja da Misericórdia. No final do dia, poderá aproveitar uma esplanada e escolher um dos estabelecimentos de alojamento para pernoitar (ver Dormir) e um local onde jantar (ver Comer) e divertir-se num dos bares e discotecas da cidade (ver Animação Noturna).

Dia 2
Comece o segundo dia de descoberta do concelho por alguns dos mais emblemáticos atrativos na zona sul do concelho, começando por uma visita às ruinas romanas da Villa Cardilio, situadas a 5 km a sul da cidade, classificada Monumento Nacional em 1967. As escavações arqueológicas desta antiga quinta romana começaram em 1963 e permitiram descobrir um conjunto de alicerces, bases de colunas e pavimentos ornamentados. O espólio encontrado nas escavações com peças dos séculos II a IV d. C., encontram-se à guarda do Museu Municipal Carlos Reis. Poderá depois seguir para Riachos para visitar o Museu Agrícola de Riacho, com o seu espólio representativo do modo de vida rural do povo riachense (o lagar e a eira, as alfaias e máquinas agrícola, a habitação típica, os trajes e as artes e ofícios tradicionais). Depois de almoçar num dos restaurantes em Riachos ou no Boquilobo (ver Comer), poderá visitar o Centro Humberto Delgado, na aldeia do Boquilobo e fazer um passeio de contacto com a natureza pela Reserva Natural do Paul do Boquilobo, importante zona húmida reconhecida internacionalmente e classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, devido ao seu valor ornitológico, como local de abrigo para um grande número de aves, como local de reprodução, alimentação e repouso nas rotas de migração. Para terminar o dia, se tiver oportunidade, assista a um espetáculo no Teatro Virgínia ou divirta-se num dos bares e discotecas da cidade (ver Animação Noturna).

Dia 3
Reserve o terceiro dia de descoberta do concelho pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, realizando o percurso pedestre PR2 TNV – Vales da Serra de Aire, uma pequena rota circular de 13 km que permite alcançar o topo da Serra de Aire, passando pelo Vale Garcia e Vale Fojo, ambos limitados pelo Arrife. Depois de almoçar num dos restaurantes nesta zona do concelho (ver Comer), passe pelos Moinhos da Pena, conjunto de 12 moinhos de vento que constitui um dos maiores conjuntos de moinhos em Portugal e que estão integrados no percurso pedestre PR3 TNV – Moinhos da Pena. Esta pequena rota pedestre circular de 9 km desenvolve-se ao longo de uma extensa rechã (Chã da Serra), uma zona planáltica, passando pela Capela do Senhor da Serra, à qual está associada uma lenda popular local. Se preferir, poderá seguir até Fungalvaz, para aí realizar o percurso pedestre PR5 TNV – Fungalvaz, uma pequena rota circular também de 9 km, na zona limítrofe oriental do Maciço Calcário Estremenho, que passa por um vale encaixado em forma de anfiteatro natural, designado por Fórnea de Fungalvaz, terminando assim um périplo por diferentes zonas do concelho para ficar a conhecer alguns do mais interessantes locais de visita do território de Torres Novas.

Também lhe pode interessar:

Como chegar

Saber mais